terça-feira, 21 de abril de 2015

Plantação de um castanheiro em Memória de Anne Frank

Hoje, foi plantado um castanheiro em homenagem a Anne Frank, no Parque João de Deus, em Espinho. Ela adorava essa árvore, sentia-se protegida e acreditava que tudo era possível...
 
 
 
Mas por que razão foi plantada esta árvore?
  Em 13 de maio de 1944, por exemplo, Anne escreveu:  "Os dois olhamos para o céu azul, o castanheiro nu, brilhando com o orvalho, as gaivotas e outros pássaros cintilando como a prata ao cruzar os céus, e nós estávamos tão comovidos e encantados que não podíamos falar ".          
  O castanheiro era um símbolo de esperança para Anne Frank e para as outras sete pessoas que tiverem de se esconder no Anexo Secreto, em Amsterdão. Desde então, a árvore continuou a representar um símbolo de esperança e de resistência contra o preconceito e ódio que provocou a morte de Anne Frank.
Mas em 2010, o castanheiro sobre o qual a Anne Frank escrevia, no seu diário, caiu, juntamente com a construção de ferro que o apoiava.   
É por isso, para recordar os milhões de crianças que, como Anne Frank, morreram em resultado de perseguição, conflito e desumanidade durante o Holocausto, que foi plantada esta árvore. Para que ninguém se esqueça.
             “Quero continuar a viver depois da minha morte.» (4 abril 1944) - Hoje, as turmas 6A, 8C, 9B, juntamente com as professoras Alzira Rocha, Daniela Santos, Delfina Casalderrey, Filomena Bilber e Marisa Rocha, da Escola Básica e Secundária  Domingos Capela quiseram, de forma simbólica, cumprir o seu desejo. Que este castanheiro possa viver por muitos anos e para que possamos vir aqui recordar e nunca esquecer! 
 

 
Também foi elaborado um compromisso para alunos e profs assinarem












1 comentário:

  1. Ontem, dia 12 de Junho, Anne Frank faria 86 anos... Infelizmente, não lhe foi permitido ter uma vida longa! Que viva o seu espírito positivo e curiosidade criativa! :)

    ResponderEliminar